Descalça-te, o chão que pisas é sagrado!

"O Senhor viu que ele se adentrava para ver; e Deus chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!» Ele disse: «Eis-me aqui!» Ele disse: «Não te aproximes daqui; tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa.» Ex 3, 4-5


Fomos chamados a partir, a sair do sofá e a ir ad-gentes (além fronteiras). Fomos chamados a sair do nosso comodismo e conforto, das nossas terras e das nossas rotinas. Fomos chamados, cada um pelo seu nome. "Ana", disse o Senhor. E eu, depois de muito pensar, escutar, discernir, disse que sim, e fui! E foi o melhor que fiz. Já em viagem, numa das terras que pisámos pelo caminho até Moçambique, falámos destas palavras de Deus: "tira as tuas sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa", descalça-te porque o chão que pisas é sagrado, dito pelas nossas palavras. 
Andei muitas vezes de chinelos, assim como o povo anda. Muitos dias chegava ao quarto, à noite, com os pés pretos de poeira e terra. Tinha esta terra nos meus pés, esta terra sagrada. Parte dela já fazia parte de mim. Na última semana, durante uma oração do grupo, descalçamos-nos na rua andámos durante um bocado naquela terra, aquela que é sagrada, aquela que só despojando-nos de nós mesmo podemos pisar. Sentimos cada grão nos nossos pés. Senti a honra de poder estar ali, com aquele povo durante este mês. Senti que Deus realmente me chamou ali. Senti que vim mais rica. Talvez ainda tenha grãos de areia desta terra sagrada nos meus pés. Guardo no coração cada grão, cada chão que pisei. Tenho o coração cheio. 

No último dia, nas despedidas, descalçamos-nos todos perante os alunos do ITIC. Foi um gesto, uma forma de estarmos com eles, de estarmos juntos. Ainda estamos.

Comentários

Mensagens populares