Somos uns dos outros



Necessitamos um do outro, para sermos nós mesmos.

― Santo Agostinho

Um dia, enquanto estava na missão de Carapira, escrevi um texto. Foi no 18º dia em missão... Hoje faz-me sentido partilha-lo. Afinal de contas, encontrei estas palavras de Santo Agostinho e vêm mesmo a calhar!

"Há uma expressão que li uma vez numa crónica do José Luís Peixoto que gosto muito "Somos uns dos outros". Aqui na missão sinto isso, que somos uns dos outros, para o bem e para o mal, para as alegrias e para os problemas. Somos uns dos outros, em comunidade Fé e Missão, com as leigas (LMC), com as irmãs (IMC), com os missionários (MCCJ), com os alunos, com as meninas do lar, com o povo de Carapira... Só podemos estar cá em plenitude se formos uns dos outros. E isso é o que Jesus nos pede. Eu não posso ser sozinha. Só sou porque tenho outros à minha volta. Só sou porque me deixo envolver. Só sou porque me deixo tocar. Só sou porque me preocupo. E porque o outro também o é comigo. Por isso me sinto tão bem com todos estes outros. Porque só assim sou, por completo.
O lema do ITIC (Instituto Técnico Industrial de Carapira) ampara este meu sentir: "Fazer do Instituto uma grande família e uma vez família, família para sempre". Na missão há família; no outro há família. No outro existo eu. Por isso somos uns dos outros. Em toda a plenitude. E com todas as consequências que isso nos possa trazer. Eu sou. Tu és. E em Deus, somos uns dos outros."


Comentários

Mensagens populares